Convidados

Conheça mais sobre cada um dos convidados da III Semana de Jornalismo UFC, que acontece entre 10 e 13 de abril de 2012 nos Auditórios Rachel de Queiroz (CH2) e Luiz Gonzaga (CH3):

João Bosco
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Assessor de Relações Internacionais da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desenvolve estudos de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (UnB), tendo como objeto de pesquisa a integração do continente africano. Escreve a coluna MAPA-MÚNDI no Jornal O POVO. É ainda pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais da UNIFOR. Pesquisador do CNPq e consultor de temas internacionais de organizações brasileiras e estrangeiras. Suas linhas de pesquisa são: Formação de Professores; África; Relações Brasil-CPLP; Relações Brasil-América Latina; Economias Emergentes; Negociações Internacionais; Os Brics.

Ermanno Allegri
Ermanno Allegri é italiano, naturalizado brasileiro. Foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Criou a Agência de Notícas Esperança (AnotE), agência que dava apoio a entidades da sociedade civil. Em 2001, fundou a Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital), agência que luta para levar as notícias relacionadas à área social latino-americana e caribenha até a mídia internacional.

Jawdat Abu-El-Haj
Possui graduação em Matemática e doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia. Foi professor visitante na Universidade de Colônia, na Alemanha, e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É professor da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Suas linhas de pesquisa são: cultura política, desenvolvimento regional, participação social, economia política da globalização e política de telecomunicações.

Ronaldo Salgado
É professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Plínio Bortolotti
Plínio Bortolotti é jornalista. Atualmente é Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos, para estudantes de jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. Foi diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) entre os anos 2008/2011. Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010.

Agostinho Gósson
Foi diretor de produção da TV Ceará e de jornalismo da TV Manchete. Foi diretor da Rádio Universitária FM, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará. Foi ainda professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Ouvidor da UFC e apresenta o programa Rádio Debate na Rádio Universitária.

Helena Martins
Helena Martins é professora do curso de Jornalismo na UFC. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal  do Ceará e mestranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. Desenvolve pesquisas acerca da relação Mídia e Política, com destaque para a análise dos processos que envolvem Movimentos Sociais e Comunicação. Integra o grupo de estudos Mídia, Cultura e Política, coordenada pela Profa. Dra. Márcia Vidal Nunes. Em 2010, lecionou módulo da disciplina Sociologia e Comunicação para a turma de Jornalismo da Terra da Universidade Federal do Ceará, que é constituída por assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e integrantes de outros movimentos.

Marcelo Matos
Marcelo Matos é integrante do Setor de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro da direção do MST-CE. Atualmente, Marcelo Matos dirige o MST em Quixeramobim. Sua trajetória militante confunde-se com a história da rádio livre que o MST tem em Madalena, interior do Ceará.

Melquíades Júnior
Melquíades Júnior é jornalista e desde de 2005 trabalha como correspondente do Diário do Nordeste na região do Vale do Jaguaribe, interior do Ceará. Conhecido como “repórter-aventureiro”, em 2008, escreveu a série de reportagem “Índios do Ceará”. A reportagem lhe rendeu primeiro lugar no concurso de “Melhor Reportagem do Ano”, na redação do Diário do Nordeste. No ano seguinte, produziu a série “Guerra da Lagosta”, com matérias sobre a atividade ilegal no litoral do Ceará, exclusivas até hoje. Em 2010, percorreu todo o litoral do Ceará, colhendo relatos e fotografias para o caderno especial “Vida e Luta dos Povos do Mar”.

Ilza Girardi
Ilza Girardi possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente trabalha como Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Ambiental, atuando principalmente nos temas jornalismo ambiental, educação ambiental e cidadania. É coordenadora substituta da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a FABICO da UFRGS. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde orienta no mestrado e doutorado e leciona a disciplina de Jornalismo e Meio Ambiente. É membro da Câmara de Pesquisa da UFRGS e atual diretora de comunicação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul.

Edgard Patrício
Edgard Patrício é jornalista. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. É mestre e doutor em Educação Brasileira também pela UFC e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela mesma Universidade. Trabalha como Professor Adjunto do Curso de Jornalismo no Instituto de Cultura e Arte da UFC. Edgard é Coordenador Pedagógico do Curso de Graduação Plena em Comunicação Social para Assentados da Reforma Agrária, o Jornalismo da Terra (UFC). Coordena, também, o Programa de Extensão Liga Experimental de Comunicação (UFC). É membro do grupo de pesquisa Mídia, Política e Cultura (UFC) e participa como associado da organização não-governamental Catavento Comunicação e Educação. É membro, também, do Conselho Gestor da Rede ANDI Brasil - Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Escreve para o jornal O Povo, aos domingos, na coluna Ecologia.

Souto Filho
Formado em Jornalismo pela FIC (Faculdades Integradas do Ceará) em 2004. Foi repórter da editorias de Cidades, Política e Economia do jornal O Estado do Ceará. Participou da cobertura da reeleição para presidência de Lula. Atualmente, é repórter do caderno O Estado Verde do jornal O Estado do Ceará, tendo acompanhado eventos da pauta ambiental, como o Recicla Nordeste em novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário