terça-feira, 3 de abril de 2012

Jornalismo Internacional abre as discussões sobre os desafios da cobertura contemporânea


Os desafios da cobertura jornalística de pautas internacionais é o tema da primeira mesa redonda da III Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O debate acontece na terça-feira (10), às 19h, no auditório Rachel de Queiroz, localizado na Área II do Centro de Humanidades da UFC (Campus Benfica).

João Bosco Monte, colunista do jornal O Povo e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), traz à discussão seus estudos dentro do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI). Coordenador do grupo de pesquisa, Monte analisa a política exterior nacional e as repercussões da inserção brasileira no cenário geopolítico mundial.

Também participa do debate Ermanno Allegri, diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para  América Latina (ADITAL), agência que trabalha para levar notícias relacionadas à área social latino-americana e caribenha até a mídia internacional. Como mediador da mesa, estará o professor da UFC e cientista político Jawdat Abu-El-Haj. Desde 2007, ele coordena duas pesquisas que buscam traçar o perfil do setor de telecomunicações nacional e comparar a estruturação brasileira às experiências de outros países, como Estados Unidos, Japão e China.

A Mesa Redonda de Jornalismo Internacional faz parte da III Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, promovida pelo curso de Comunicação Social e organizada pelo PETCom (Programa de Educação Tutorial – Comunicação Social). Este ano, a Semana discute Os Desafios da Cobertura Jornalística Contemporânea, abordando os temas de Jornalismo Internacional, Jornalismo de Risco, Jornalismo Ambiental e Movimentos Sociais. O evento emitirá certificado de participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário