terça-feira, 3 de abril de 2012

Porta-voz do MST e correspondente do Diário do Nordeste debatem a cobertura midiática dos movimentos sociais


A relação entre movimentos sociais e cobertura jornalística é o assunto da penúltima mesa redonda da III Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O debate acontece na quinta-feira (12), às 19h, no auditório Luiz Gonzaga, localizado na Área III do Centro de Humanidades da UFC.

Marcelo Matos, integrante do Setor de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro da direção do MST-CE, discute as principais questões da inserção do movimento nas mídias tradicionais e alternativas.

Melquíades Júnior, jornalista e correspondente do Diário do Nordeste na região do Vale do Jaguaribe há sete anos, também participa do debate. Conhecido como “repórter-aventureiro”, ele apresenta suas experiências na cobertura da realidade social dos indígenas e pescadores cearenses.

Helena Martins, professora da UFC, se une à discussão como mediadora da mesa. Helena participa do grupo de estudos Mídia, Cultura e Política e desenvolve pesquisas acerca da relação Mídia e Política,
com destaque para a análise dos processos que envolvem Movimentos Sociais e Comunicação.

A Mesa Redonda de Movimentos Sociais faz parte da III Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, evento acadêmico promovido pelo curso de Comunicação Social e organizado pelo PETCom (Programa de Educação Tutorial – Comunicação Social). Este ano, a Semana discute Os Desafios da Cobertura Jornalística Contemporânea, de 10 a 13 de abril, abordando os temas de Jornalismo Internacional, Jornalismo de Risco, Jornalismo Ambiental e Jornalismo e Movimentos Sociais. O evento emitirá certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário